quarta-feira, 4 de março de 2009

O Monge que vendeu o seu Ferrari

Já postaram, anteriormente (Fevereiro), um trabalho sobre o tema que a turma teve de realizar, formado por grupos, sobre o contexto histórico em que surgiu a palavra Psicologia, o seu desenvolvimento, funcionalismo, a distinção entre crescimento, desenvolvimento e maturação, a questão do inato e do adquirido, a origem do conhecimento, do empirismo, do racionalismo, a importância das atitudes das relações sociais, a formação e o desenvolvimento das mesmas, as bases biológicas do comportamento humano, os sistemas e, por fim, o mito da Alegoria da Caverna.

O nosso grupo (Cátia, Melissa e Cristiana), falou sobre tudo isso, pois os trabalhos eram todos sobre o mesmo tema, como referi, mas cada um deu o seu exemplo adaptado à realidade do mito da Caverna.

Demos um ambiente e uma decoração diferente à sala. Falamos um pouco sobre um livro já muito conhecido: O Monge que vendeu o seu Ferrari.
Com mais de um milhão de exemplares vendidos e traduzido para 15 idiomas, este livro é um bestseller inquestionável que oferece aos leitores uma série de lições simples e eficazes sobre como viver melhor. Combinando, de uma forma inovadora, a sabedoria espiritual do Oriente com os princípios ocidentais de sucesso e trabalho. Mostra, passo a passo, como viver uma vida de coragem, equilíbrio, alegria e satisfação. Daí a ideia de trazer um pouco do Oriente para a sala.
Incensos, velas, almofadas e cobertores no chão e música de meditação.
Todos sentimos o livro. Todos participamos e demos a nossa opinião.

Baseado numa fábula espiritual, onde o autor revela, através de uma nova filosofia de vida, como conseguiu libertar-se de um estilo de vida frenético que acabou numa ruptura espiritual. É um conjunto de princípios que leva todo o ser humano a repensar sobre a vida, a valorização de coisas simples, onde está o segredo de viver uma vida plena. Um trabalho árduo de disciplina e rigor, onde hábitos maus são substituidos por bons, onde a força de vontade é a mãe de todo um conjunto de mudanças. Demonstra-nos claramente o potencial que existe em nós e que, por vezes, nem damos por isso. A capacidade de dominarmos a nossa vida e de vivê-la na sua plenitude, está dentro de cada um de nós. Os ensinamentos são simples e muito práticos, basta querer e aceitar tudo.

A felicidade aqui é o caminho e o caminho é o que escolhemos.


2 comentários:

  1. olha o nosso trabalho!

    acho que todos estivemos bemapesar de tudo...

    obrigada caros colegs por se terem comportado bem durante a apresentaçao :)

    bjo pa todos...

    andreia silva

    ResponderEliminar
  2. Adorei aquele cenário... :D

    Parabéns à ARTISTA! !D

    Sandra'Soares

    ResponderEliminar